Slide

10 de abril de 2016

Cinco dicas para recuperar o hábito da leitura (ou começar a ler)

Como gostar de ler

Eu me lembro do primeiro livro grande que li, Coraline do Neil Gaiman. Depois, alguns livros da saga House of night e outros infanto-juvenis. 
Eu costumava ler muito, muito mesmo! Lembro-me bem de passar o dia inteiro lendo, naquela época em que não tinha trabalhos escolares ou qualquer outra coisa que me cativasse mais pra fazer. Devorava um livro de trezentas páginas em menos de uma semana e ficava revoltadíssimo por não ter dinheiro para comprar mais livros. "Quando eu trabalhar, vou gastar tudo em livros." Dizia aquele garotinho de 12 anos.



But, com o passar do tempo me viciei em outra coisa: a internet. Era uma coisa nova em minha vida e era incrível como nunca ficava chato.
No começo eu continuei lendo e usava a internet para pesquisar mais sobre livros e tudo mais, mas com o tempo eu fui perdendo o hábito de ler e só passava horas em frente ao computador. Por algum motivo, naquela época parecia mais interessante. 
Desde então, o número de leituras por ano diminuiu muito, e a rapidez para terminar uma também. Era difícil achar um livro que me prendesse e mesmo que eu achasse a história interessante, demorava séculos para terminar. Isso refletiu muito no meu modo de escrever e de falar, começavam a surgir dúvidas idiotas de português que antes eu não tinha. Essa crise literária durou bastante tempo, inclusive eu só me lembro de ter lido dois livros ano passado e ter abandonado diversos. 
Uma das minhas metas para 2016, é ler ao menos um livro por mês. Atrasei um pouco, mas está funcionando e eu VOLTEI A LER ADOIDADO! ♥ 


Como sei que isso não acontece só comigo, pensei em atualizar o blog com algumas dicas para recuperar o hábito da leitura que funcionaram comigo. Okay? Então ta bom. 

Dica 1 - Comece a ler livros pequenos. 

Eu não sei vocês, mas tenho um probleminha de ansiedade. Não que eu tenha medo de livros grandes (eu li o volume único de As crônicas de Nárnia), mas se não estou com vontade de ler um livro ou assistir um filme que é grande demais tenho vontade de desistir. 
Seguindo essa dica li Luna Caliente do Mempo Giardinelli, que tem um pouco mais de cem páginas e foi bom para que eu não sentisse vontade de parar, afinal não era preciso de muito esforço para terminar.

Dica 2 - Releia um livro que goste.

Sabe aquele livro que você amou, mas já não lembra da história com clareza? Hora da releitura! 
Pra pegar o gosto pela leitura novamente, reler um livro que gosta pode ajudar muito. Eu fiz isso com Harry Potter e funcionou. Acho que é porque a magia nunca some, entende? É sempre emocionante ler a parte em que Harry descobre que é um bruxo, ou quando compra sua primeira varinha... Comigo foi difícil de largar, mesmo já sabendo toda a história. 

Dica 3 - Tenha um Skoob. 

Caso você não saiba, o skoob é uma rede social para leitores. Lá você cria um perfil onde pode organizar quais livros quer ler, qual está lendo, os abandonados, trocar livros, participar de sorteios e ficar sabendo dos lançamentos. É muito bom, e me faz ter mais vontade de ler. 
Vem pro Skoob

Dica 4 - Se esforce. 

Se você quer mesmo ler, terá que abrir mão de algumas coisas. Como por exemplo metade do tempo que passa em redes sociais, vendo séries ou usando o celular. Por incrível que pareça, a leitura precisa ser uma das prioridades do seu dia. É necessário organizar algum tempo do dia para ler, nem que seja apenas um capítulo antes de dormir (melhor coisa <3).
Então, desligue o celular por ao menos uma hora e aproveite a leitura. 

Dica 5 - Leia todo o tempo possível. 

É sério, TODO O TEMPO POSSÍVEL. Eu tenho lido quando chego na escola, quando termino as lições, nas aulas de exatas (desculpa ai mãe, prometo que foram só algumas vezes), em filas, no ônibus, no banheiro, antes de dormir e em todo intervalo diário que você possa imaginar. Nesses períodos consigo ler meio capitulo, o que não parece mas faz um diferença enorme no meu dia. Ler antes de dormir virou um ritual, não da pra ir dormir sem. 

Então é isso. Pretendo resenhar livros aqui, é algo que quero fazer desde o começo desse blog e acho que seria muito legal. Podem esperar por mais posts dessa categoria, ainda mais agora que estou acompanhando diversos canais e blogs literários. 
Um beijo na boca de vocês, e tchaaau.

16 comentários:

  1. suas dicas são incríveis e muito úteis pra mim, porque, até agora, só li 8 livros :b tá, eu tenho que estudar por causa do idiota do terceiro ano e só tenho tempo pra ler no final de semana, mas sabe, é que o único livro que eu desejo ler AINDA NÃO FOI LANÇADO (vai ser no MÊS QUE VEM, graças a Deus) e acho que isso tem me bloqueado. Eu empaco em qualquer livro que eu pego :( espero que isso termine logo.
    beijos :*
    https://memorialices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que elas funcionem pra você, Luana. ♥
      Eu só li um livro inteiro esse ano e um interativo que larguei. Com a escola é difícil ter tempo pra ler de verdade, mas cinco minutinhos de leitura durante o dia e dez antes de dormir já fazem muita diferença.

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Depois que comecei a faculdade (faço direito) meio que cansei de ler livros por prazer pela quantidade de coisas que preciso ler por obrigações :( Mas vou tentar seguir as dicas! Beijos <3
    www.blogandinho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu já reclamo com o ensino médio, imagina na faculdade.
      Espero que elas te sirvam e que você possa recuperar o mágico e intenso hábito de ler. ♥

      Excluir
  3. Hahahahah super me identifiquei!
    Eu lia uns 3 livros por mês no mínimo, aí entrei no colégio tecnico e adeus tempo, adeus vontade, adeus prazer em ler... Atualmente tô me esforçando pra ler mais de novo, e tenho seguido algumas dessas coisas que você citou. Vai que ajuda, né?
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me abraça!! Também estudo em escola técnica. É difícil ter tempo, viu?

      Excluir
  4. Excelentes dicas! Concordo com todas. Eu sou uma leitora ávida, mas de vez em quando bate aquela ressaca que nenhuma leitura flui. E aí esses truques vêm muito bem a calhar. Sobre o nº 5, por exemplo, sou sempre a louca lendo na fila do banco. ^^'
    Um beijo ♥︎
    www.sinhamocha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler em filas é uma maravilha, o tempo passa super rápido.
      E a minha questão nem era ressaca literária, só estava com dificuldade de ler mesmo, mas agora isso mudou! ♥

      Excluir
  5. Preciso levar suas dicas pra minha vida. Com o ensino médio, academia, procura de trabalho, responsabilidades eu parei de ler tem bastante tempo já e não me orgulho disso. Vou começar a fazer o que você disse, sério.

    http://karolmennezes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo totalmente. Espero que funcione, ler é uma das melhores coisas da vida! ♥

      Excluir
  6. Adorei suas dicas!
    juliasalles12.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Excelentes dicas!! Adorei!!
    Beijos,
    Luana Agra - sector-12.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uma outra dica que eu tenho é: Aposte em livros digitais! Sim.... digitais! Hoje estamos cada vez mais ligados ao smartphone/tablet. Então ter o livro em mãos em qualquer hora é um baita incentivo! Eu faço isso e sempre que tenho que esperar em algum lugar eu saco o meu livro digital! ;)

    -------------------------------------------------------
    VITOR DANTESCO
    IDENTIDADE CLICK - http://identidadeclick.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero um e-reader! Ai sim vale a pena.

      Excluir
  9. Eu antigamente lia muito mais mas por conta do trabalho e filho, toda a minha rotina isso foi diminuindo mas pretendo voltar a ler mais, não digo como antes porque acho meio impossível mas pelo menos ler um pouco mais.
    Adorei as dicas e sobretudo sobre o Skoob, eu não conhecia vou dar uma olhada.
    bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom! O skoob é uma rede social muito boa.

      Excluir

Comenta aqui, miga!